Está com a data do seu casamento marcada? Após concluir a sua lista de convidados, é importante avisar com antecedência para que as pessoas possam comparecer ao seu grande dia, e não somente avisar quando for distribuir os convites oficiais. Confira nossas dicas para fazer um lindo save the date!

O que é?

Traduzindo de forma literal, o “save the date” quer dizer “reserve a data”, em inglês. É uma maneira mais informal e divertida de avisar aos seus convidados que a data do seu casamento já foi definida, para que eles consigam se programar para comparecer. Nesse momento, o casal pode mostrar toda a sua personalidade em um convite bem humorado e criativo!

Ao contrário do convite formal, o save the date dispensa textos grandes e muitas informações. Geralmente só são adicionadas uma foto do casal com o seus nomes e a data do casamento. Isso gera uma expectativa maior dos convidados para a festa.

Tenha certeza da data informada

Para enviar o save the date, é preciso estar atento a algumas informações. A principal delas é somente enviar o pré-convite depois de ter alugado o local do casamento, reservado a data na igreja e também alguns fornecedores. À medida que o casamento vai ser planejado, muitas coisas podem mudar, especialmente a data.

Alguns casais chegam a trocar a data do casamento por conta de algum convidado especial que não poderá comparecer, ou até mesmo para poder realizar o casamento no local que se apaixonaram. Então para enviar o save the date, é importante que o casal esteja seguro de que não existe mais nenhuma possibilidade desse dia mudar.

Quando enviar e como entregar o save the date?

Não existe um prazo correto de quando enviar o save the date de qualquer casamento. Tudo vai depender de alguns fatores como estilo da festa e do casal, se o casamento será feito no local onde os noivos moram ou se será um destination wedding, se existem muitos convidados que vão vir de fora, etc.

No geral, o casal deve pensar em enviar o save the date com, no máximo, 6 meses de antecedência do casamento, se ele for realizado onde os noivos residem. No caso de destination wedding, o prazo limite para enviar o seu save the date é de 8 meses, para que todos tenham tempo para se organizar, fazer reservas de passagem e hotel caso necessário.

Em casos mais excepcionais, quando a sua lista de convidados possui pessoas que virão de outro país, o ideal é que o save the date seja enviado com 1 ano de antecedência.

Para entregar o pré-convite, os noivos podem optar por enviar pelos Correios, ou até mesmo entregar pessoalmente, tornando o momento mais especial e íntimo.

Como fazer um save the date?

Como o save the date tem a função de lembrete e não de convite oficial, os noivos podem soltar a imaginação e criar formas divertidas de lembrar os seus convidados do grande dia. Para isso, você pode usar um ensaio de fotos do casal, ilustrações, poemas, desenhos, entre outras coisas que remetam ao casal para criar algo personalizado e único.

Para fazer o seu save the date, não é necessário usar o mesmo tipo de papel do convite oficial, por exemplo. Existem diversas formas de montar um save the date que seja criativo e que fuja do tradicional pré-convite de papel.

Por ser algo mais informal, o save the date não possui um tamanho tradicional. Além disso, você pode escrever o nome de cada convidado no envelope de maneira mais informal, como “Tio Roberto”, ou “Amiga Carla”.

Entre algumas ideias diferentes de save the date, estão: Modelo magnético, save the date marcador de livros, bloquinho de anotações, latinha de balinhas de menta, convite com códigos de barras, e muitos outros! Confira agora algumas dicas super criativas de save the date para você se inspirar!

  • Save the Date impresso

É a forma mais clássica de fazer um save the date, e algumas gráficas já oferecem esse tipo de serviço no pacote de papelaria de casamento, melhorando muito o custo x benefício. Para o pré-convite clássico, crie uma identidade visual para o casal. Dessa forma, os convidados já vão poder ter uma ideia de como será o estilo do seu grande dia.

  • Save the Date digital

Se vocês costumam usar muito as redes sociais e se comunicar com frequência com os seus convidados por lá, uma boa opção é enviar o seu save the date de forma digital, seja por email ou até mesmo pelo whatsapp. Essa é uma forma bem econômica e rápida de informar a data do seu casamento aos convidados. Defina um template que tenha a ver com o estilo do seu evento, crie uma identidade visual, agregue fotos do casal e monte um convite bem chamativo!

  • Celebrando o amor de infância

Se você e o seu grande amor se conhecem desde a infância, o save the date pode ganhar uma cara diferente. Uma ideia fofa que é muito usada pelos casais é ilustrar o seu pré-convite com fotos do casal de quando eram crianças. Use frases divertidas, montagens, ou simplesmente a foto com os dizeres principais do seu save the date.

  • Seu pet também faz parte da história de amor

Quem resiste a uma foto com bichinhos de estimação fofos? Se o casal for “papai” de algum pet, não deixe de incluí-lo nesse momento especial. Você pode incluir o seu bichinho nas fotos carregando plaquinhas com a data do casamento ou posando junto com os donos.

  • Ímãs de geladeira e calendários

O save the date em forma de ímãs de geladeira ou calendários ainda é uma das preferidas pelos casais até hoje, por terem um custo baixo e serem altamente personalizáveis. No caso do calendário, os noivos podem marcar o dia do casamento com uma marquinha romântica, como um coraçãozinho.

  • Book de fotos do casal

Muitos casais optam por fazer uma mini sessão de fotos para registrar o seu save the date. Para deixar as fotos ainda mais interessantes, use elementos como placas, balões, bandeirinhas e outros elementos da natureza para ilustrar a data do casamento. Outra dica importante é escolher o local das fotos de acordo com o estilo do casamento. Se o seu casamento for no campo, tire suas fotos em um jardim bem florido, por exemplo.

  • Destination wedding

Se você for realizar um destination wedding, registre essa data de maneira bem criativa. Crie seu pré-convite em formato de boarding pass, com o local de destino e a data de embarque. Você também pode incluir um mapa personalizado com o local do casamento, junto de uma maletinha com guloseimas.

  • Mimos úteis

Uma maneira inteligente e criativa de fazer com que os seus convidados se lembrem da data do seu casamento é fazer um save the date com mimos personalizados, que as pessoas podem guardar e usar posteriormente, e não só um pedaço de papel que pode ser perdido com o tempo.

Porta copos, caixinhas com mini bebidas e abridores de garrafa, caderninhos personalizados, canetas, canecas, entre muitos outros mimos que podem ser guardados com bastante carinho pelos seus convidados.

  • Solte a criatividade!

Quanto mais personalizado for o seu save the date, mais chamativo e lembrado ele vai ser! É nessa hora que o casal deve abusar da criatividade criando um pré-convite totalmente único e muitas vezes inusitado.

Se vocês irão se casar na praia, por exemplo, faça um convite dentro da garrafa ou em uma mini boia salva-vidas. Se o seu casamento for no campo, envie seu convite dentro de uma caixinha de madeira com guloseimas feitas artesanalmente. Caixas com balões que quando estourados, revelam uma mensagem com a data do casamento também são uma excelente opção para quem quer fazer algo “fora da caixinha”!

  • Vídeos personalizados

Uma forma dinâmica e romântica de contar a história do casal é através de um save the date em forma de vídeo. Seja ele divertido, moderno ou vintage, escolha um modelo que reflita a personalidade do casal e o estilo do casamento. Além de ser uma linda forma de comunicar aos seus convidados sobre o casamento, o vídeo do seu save the date será a primeira recordação do seu grande dia!