O casamento é um momento que reúne todas as pessoas especiais para celebrar a união de um casal. Todos os convidados são importantes, porém existem aqueles que estiveram sempre presentes na sua história, que ajudaram de alguma forma e fizeram parte da sua vida desde sempre, e querer homenageá-las é um sentimento normal. Hoje vamos te dar dicas de como fazer isso e tornar o seu grande dia ainda mais inesquecível!

Homenagens nunca ficarão fora de moda

Homenagear alguém está diretamente ligado à gratidão. Agradecer àquelas pessoas que sempre estiveram presentes na vida do casal, ou participaram da criação da debutante, ou ajudaram em momentos difíceis é um ato de amor e que fará essas pessoas se sentirem ainda mais especiais! Portanto, homenagens nunca sairão de moda!

A cerimonialista e decoradora Daniele Maio lembra que, assim como as lembrancinhas, as homenagens de casamento não devem ser medidas por valor financeiro. “Prestar uma homenagem a alguém importante é algo muito mais simbólico, que pode ser feito através de uma palavra, uma foto ou até mesmo uma simples placa. São pequenos atos que se tornam muito especiais”, diz.

Afinal: Devo prestar homenagens durante o meu evento?


A decisão de prestar ou não homenagem a alguém especial no dia do seu casamento é inteiramente do casal. Independente de qualquer regra de etiqueta, se você deseja ter esse momento no seu grande dia ou em um aniversário de 15 anos, por exemplo, é importante que isso seja conversado com a sua equipe de assessoria, pois são esses profissionais que irão te guiar e dizer qual é o melhor momento para fazer a sua homenagem, e até mesmo te dar dicas inovadoras de como preparar essa linda surpresa! Daniele Maio reforça que essa é “uma decisão que está muito relacionada aos princípios de valores da família do casal ou da debutante”.

Quem homenagear?

Não existem regras específicas sobre quem você deve homenagear no dia do seu casamento ou do aniversário de 15 anos. Pode ser um parente muito próximo que está presente, alguém que não pôde comparecer, mas ajudou de alguma forma na realização do seu sonho, ou até mesmo aquela pessoa especial que não está mais conosco.

Você também pode homenagear não só parentes, mas pessoas que ajudaram a fazer o seu evento acontecer. Podem ser os pais dos noivos, uma madrinha, um amigo ou até mesmo a sua cerimonialista. Ou que tal agradecer aquele seu amigo “cupido”, que apresentou vocês dois? Ou aquele que esteve presente em algum momento de crise do casal e que ajudou vocês a resolverem a situação?

No caso dos 15 anos, é comum se homenagear os avós, os pais, amigos da família ou tios que estiveram presentes na criação da debutante, uma professora especial e até mesmo um pediatra.

E é claro, independente da sua religião, você também deve agradecer pelo seu momento especial ser possível.

Na hora de fazer a sua homenagem, seja ela a quem for, ela não necessariamente precisa ser coordenada por você. Para isso, Daniele Maio destaca a importância dos profissionais do cerimonial para fazer tudo acontecer. “Esse profissionais não só te dirão o momento certo de prestar a sua homenagem, como também vão te ajudar caso você precise iniciar um vídeo ou de alguma outra introdução”.

E não se preocupe. Se você se sentir inseguro, é bem comum que as homenagens sejam feitas por um mestre de cerimônia, pelo próprio celebrante ou até mesmo pela sua cerimonialista. Porém, lembre-se de combinar tudo previamente com os envolvidos, para que tudo saia conforme o planejado!

Homenagens póstumas: Como fazer?

Prestar uma homenagem a um parente ou um amigo próximo que já se foi, mas que você gostaria que estivesse presente no seu evento é algo comum, mas que gera muitas dúvidas. A maior delas é: Como fazer uma homenagem póstuma em meio a um evento de celebração, sem soar desrespeitoso ou gerar algum clima desconfortável?

Existem diversas maneiras que isso pode ser feito e ainda sim ser um lindo momento no seu casamento ou no seu aniversário de 15 anos. A mais comum delas é dizer algumas palavras sobre a pessoa homenageada em um discurso durante a cerimônia, em forma de agradecimento. Se for fazer isso, lembre-se sempre de ressaltar somente as lembranças boas.

Caso não se sinta confortável com um discurso, que tal deixar uma plaquinha reservada no nome dessa pessoa na cerimônia? Você pode também bordar o nome do seu ente querido no vestido, de forma aparente ou não, usar um relicário ou uma medalha com a foto dessa pessoa no buquê, entre muitas outras formas.

Uma outra linda maneira de se homenagear alguém que já se foi é distribuir balões brancos para os convidados, e soltá-los todos juntos em um determinado momento da cerimônia.

Em que momento fazer as homenagens?

Durante um evento, existem diversos momentos que são propícios para se fazer homenagens, desde que isso já esteja previamente combinado com a sua assessoria e equipe de cerimonial, para não pegar ninguém de surpresa.

Em um casamento, os momentos mais comuns para se prestar uma homenagem, segundo Daniele Maio, são: Durante a cerimônia após a troca de alianças ou durante os votos, durante a festa por meio de um discurso ou uma música, na entrada dos noivos na recepção, ou até mesmo em uma reunião entre amigos e família antes mesmo do dia do casamento. No caso dos 15 anos, as homenagens podem ser feitas durante o cerimonial da meia noite, ou no momento da dança com a debutante.

Não se prenda somente a palavras

Fazer uma homenagem a alguém especial não é algo que está somente ligado a dizer palavras bonitas. Caso você se sinta inseguro em fazer um discurso e prefere algo mais simbólico ou discreto, existem diversas outras coisas que você pode fazer para agradecer a alguém!

Você pode, por exemplo, reservar assentos na cerimônia com o nome da pessoa especial. Nomes bordados no vestido de noiva são bem comuns, usar joias de família ou pingentes também é uma boa opção.

E quem disse que não dá para fazer homenagens através da decoração? Os varais de fotos Polaroid, cantinhos da saudade e porta-retratos são cada vez mais comuns e é uma linda forma de incorporar essa forma de agradecimento ao seu evento.

E que tal homenagear toda a família de uma vez só? Daniele Maio destaca nesse caso o regionalismo, que consiste em trazer para o seu casamento ou 15 anos um costume tradicional da sua família ou da família dos noivos. “Você pode fazer uma homenagem à família como um todo através de uma comida especial no menu, um cantinho de comidas típicas ou até mesmo peças de decoração da família incorporadas ao evento”.

Outra boa dica para se homenagear as tradições de família é através da música. Por exemplo, se a sua família é de origem portuguesa, que tal trazer uma banda que toque músicas típicas?

Mais uma vez tenha atenção: Não dá para fazer tudo isso sozinho. Conte sempre com a ajuda de um profissional, pois é ele quem vai dar a atenção e cuidado necessários e garantir que a sua homenagem será feita da melhor forma possível!

Convidados ou familiares de outro país. E agora?

“A família do meu noivo não fala português. Como fazer para que eles entendam tudo e se sintam incluídos?” Esse é um questionamento importante que muitos casais que são de diferentes países possuem. É importante que todos se sintam parte do seu grande dia, e isso também é uma forma de prestar uma homenagem a essas pessoas e demonstrar que você teve um cuidado especial com eles.

Para esses casos, Daniele Maio diz que a tradução simultânea pode se tornar algo bem cansativo para os demais convidados e vai alongar ainda mais o tempo da sua cerimônia. Para resolver esse problema, ela dá uma dica: “Para que todos entendam o que está sendo dito, prepare um roteiro da sua cerimônia, na língua nativa dessas pessoas, com os pontos mais importantes e na ordem de acontecimento. Isso vai fazer com que esses convidados não fiquem perdidos e tenham noção do que está acontecendo”.

Caso caiba no seu orçamento, você também pode contratar um tradutor para fazer uma tradução simultânea, porém somente as pessoas que necessitam dela a ouvirão, através de fones de ouvido. É um investimento um pouco mais caro, mas que vale a pena.

E quando o convidado quer prestar homenagem aos noivos?

É muito comum, principalmente em casamentos, que durante a festa alguns convidados queiram homenagear os noivos procurem a equipe de cerimonial para fazer um discurso no microfone. Pode parecer uma ideia bacana, mas que pode também causar momentos constrangedores, dependendo do que seja falado.

Para garantir que não haja nenhum imprevisto, Daniele Maio dá mais uma dica importante: “Toda e qualquer homenagem deve estar prevista no cronograma, e tudo que será dito deve ser sinalizado. Evite sair do seu planejamento. Especialmente durante a festa, depois que todos já beberam, é importante ter atenção. Caso o cerimonial perceba que a pessoa está bem e apta para fazer um discurso, aí sim ele poderá ser feito”, ressalta.

 

Gostou do conteúdo de hoje? Conte para a gente nos comentários quem você quer homenagear no dia do seu evento! Acompanhe também mais dicas com a cerimonialista e decoradora Daniele Maio todas terças e quintas, às 20h, na live do Instagram do Espaço Paradisus! Ainda não segue? Então procura lá e deixe sua dúvida no stories do @espacoparadisus !