Se vocês são um casal despojado e original, que dispensam formalidades, o casamento folk é o tipo de cerimônia certa para vocês! O estilo folk combina leveza com originalidade, misturando diferentes cores, texturas e estampas e promete fazer a cabeça de muitas noivinhas esse ano. Vem conhecer mais sobre essa tendência!

O Local ideal

O casamento folk tem uma proposta divertida e casual, ideal para casais que desejam se casar ao ar livre. O folk, palavra que vem do inglês folklore, é inspirado em culturas indígenas norte-americanos,  com uma decoração baseada em suas roupas, cabanas e tecidos.

O ideal é que a cerimônia do casamento folk seja feita no período da tarde, para que se aproveite o pôr-do-sol e crie um ambiente aconchegante e romântico. Esse estilo de casamento pode ser feito em qualquer época do ano, mas especialmente no outono e no inverno, o cenário natural contrasta muito bem com os detalhes da decoração.

Look dos noivos

No casamento folk, o look dos noivos não segue tantas regras de etiqueta como as que existem nos casamentos mais tradicionais. A ideia é ousar e mostrar muita personalidade. Para a noiva, o vestido ideal para esse estilo são aqueles mais fluidos e com tecidos mais leves, com muitas rendas, franjas e até mesmo um pouco de cor. Tons mais puxados para o nude e off-white são perfeitos para essa ocasião!

Nos pés, as noivas que preferem o estilo folk costumam deixar de lado os saltos altos, até porque esse tipo de sapato não combina com cerimônias no campo. Você pode substituí-los por saltos menores ou até mesmo sapatilhas e botas.

Para o penteado, os cabelos soltos ou com tranças mais despojadas são opções que combinam muito bem com o look folk. Abandone as tiaras com muito brilho e dê preferência aos arranjos de cabeça com flores.

E por falar em flores, o buquê da noiva também deve seguir essa tendência. Os modelos desconstruídos e em estilo cascata completam o look folk perfeito. Combine flores campestres com muitas folhagens e até ramos de trigo, para dar um ar mais rústico e descontraído. Você pode inclusive adotar uma outra forte tendência para esse ano: O buquê de folhagens!

Já o noivo pode optar por um look mais descontraído, com suspensórios e colete, ou ternos coloridos, como azul marinho e o vinho. Se o seu noivo é mais ousado, vale até mesmo uma gravata estampada!

A cerimônia

O casamento folk tem uma pegada rústica, bem parecida com o estilo boho chic. Os detalhes começam logo na cerimônia. Dê preferência para bancos ou cadeiras de madeira e uma mesa de demolição no altar, por exemplo. Aposte também nos tapetes estampados para compor a decoração.

No caminho da noiva, coloque flores mais silvestres, em vasos ou cachepôs de madeira. Complemente o espaço com almofadas, tecidos macios e muitas folhagens. Tendências fortes como o macramê vão aparecer e muito no casamento folk.

Decoração

O casamento folk pede uma decoração rústica e que mistura vários elementos diferentes, estampas e cores. Esse estilo combina tons mais terrosos no mobiliário, com itens de madeira natural, e uma decoração floral com muitas folhagens e flores em cores vibrantes para se destacar.

Para compor cantinhos de fotos e lounges para os convidados, por exemplo, opte por usar paineis e estruturas de pallets e objetos de decoração vintage, como malinhas, baús, filtros dos sonhos, tecidos com franjas e estampas étnicas e macramê. O trabalho artesanal é extremamente valorizado no estilo folk.

Para a mesa de doces, componha arranjos com suculentas, plumas e muitas folhagens, combinando com flores em tons vibrantes. A louça deve seguir a mesma tendência, em tons de ouro velho e pratos em tons amadeirados ou que simulem troncos de madeira. As figuras geométricas aparecem bastante tanto nas estampas dos tecidos como em elementos decorativos, como luminárias e suportes para doces.

Para compor o restante da decoração da festa, você também pode utilizar galhos de árvores e de novo, muitas folhagens. Para tornar a proposta mais romântica e delicada, componha a decoração com tecidos mais claros misturados às estampas.

Geralmente a festa de casamento é realizada à noite. Seguindo a proposta folk, use muitas velas suspensas, velas pequenas nas mesas dos convidados, luzes de gambiarra para iluminar a festa e mini lanternas, tanto suspensas como também no chão, para dar um ar bem rústico e romântico.