O dia do casamento é um dia marcante na vida de todo o casal. É quando a união do casal é realmente oficializada e eles são apresentados a todos como um só. Em um dia tão especial como esse, é importante que cada detalhe reflita a sua história e a personalidade dos noivos. Confira nossas dicas para tornar o seu casamento ainda mais personalizado!

1- Defina o estilo que mais agrada ao casal

Antes de trazer vários elementos para a decoração que você e seu noivo gostam, a primeira coisa a se fazer é entender qual é o estilo que mais agrada a vocês. Não existe uma regra de etiqueta para isso, vai de acordo com a personalidade do casal e o perfil também dos seus convidados. Nesse momento, é importante pensar no que os dois mais gostam de fazer, o que gostam de comer, lugares para onde gostam de viajar, enfim…tudo será de grande ajuda para definir o estilo do seu casamento!

A única regra aqui é que tanto os noivos quanto os convidados se sintam à vontade e acolhidos. Não adianta você querer fazer um casamento super chique e tradicional para agradar aos pais, por exemplo, e não se sentir bem no seu grande dia, não é?

Se você e seu noivo possuem estilos diferentes, não se esqueça de mesclar ideias dentro da sua decoração. Não vale fazer tudo do seu jeito e deixar o noivo de fora! Inclua também detalhes que farão diferença para ele e que farão ele se sentir especial.

2- Defina o que é importante

Depois de definir o estilo do seu casamento, agora você precisa definir os detalhes do que não pode faltar no seu grande dia. E isso tem muito a ver com a personalidade dos noivos. Portanto, se vocês amam doces ou música, você já sabe que terá que dedicar uma parte especial do seu orçamento a esses itens.

Definir o que é realmente importante para o casal também ajuda a controlar gastos, especialmente se o seu orçamento for apertado. Além disso, cada detalhe que receberá mais atenção vai ser notado pelos seus convidados e eles vão lembrar que aquilo é uma característica de vocês!

3- Adicione detalhes pessoais

Quanto mais detalhes pessoais você adicionar no seu casamento, mais ele ficará com a sua cara! Os detalhes podem estar presentes em todo o momento, desde a cerimônia, com uma flor que você mais goste na decoração, até na decoração como um todo, como um objeto de família, uma louça especial, varal de fotos do casal, etc.

O mais importante aqui é “pensar fora da caixinha”! E isso não vale somente para os noivos. Que tal homenagear alguém que você ama com a comida preferida dessa pessoa? Ou então se vocês são conhecidos por dançar muito, que tal um número de dança especial para mostrar suas habilidades? Coloquem uma música favorita na playlist, um vinho preferido no cardápio, uma comida que tenha uma lembrança afetiva, enfim… cada detalhe vai ajudar os seus convidados a pensar: “Nossa, isso é a cara deles!”

Cada detalhe ajudará a contar a sua história e isso não significa itens caros ou extravagantes. Adicionando itens pessoais e do seu dia-a-dia na decoração, ajuda a mostrar aos convidados quem vocês são como casal, além de tornar o momento ainda mais especial!

4- Não existe certo ou errado. Apenas bom-senso!

Quando se trata de personalização, não existe um certo ou errado a se seguir, até porque cada casal possui uma história e personalidade diferentes. Você não é obrigado a fazer uma recepção chique com muita etiqueta somente porque seus pais gostariam. Assim como seus convidados não são obrigados a gostar do estilo musical preferido dos noivos, por exemplo. O ideal é ponderar as ideias para que todos se sintam à vontade no dia do casamento.

Se atente aos detalhes que realmente são importantes para vocês, e depois considere se todos se sentirão bem com isso. Isso além de mostrar quem vocês realmente são como casal, também demonstra carinho e cuidado com todos os presentes, que se sentirão ainda mais especiais.

5- Procure inspirações!

É claro que o mais comum para quem nunca casou é pesquisar referências na internet, e redes como Instagram e Pinterest são grandes aliados no quesito “inspiração”. Portanto, não há nada de mal pesquisar e tentar recriar um arranjo de flor que você viu, ou ter aquele mesmo tipo de doce que você amou. O importante é que isso não fuja dos gostos pessoais do casal!

Pesquise sempre dentro do que vocês gostam e do estilo do casamento de vocês. É normal ficarmos encantados com coisas diferentes, de estilos diferentes. Por isso a importância de se definir o estilo da festa antes de qualquer coisa.

6- Escreva seus próprios votos!

Não existe forma mais bonita de personalizar e deixar a cerimônia do casamento mais especial do que escrever os seus próprios votos. Tente não usar frases feitas da internet ou poemas conhecidos (apenas se forem citações). Quanto mais você escrever com o seu coração, mais sincero e bonito será o momento.

Conte um pouco como se conheceram e como o seu noivo ou noiva mudou a sua vida. Aproveite para dizer tudo o que sente pelo seu amor e que as vezes não falamos no dia-a-dia, pela correria da rotina. Certeza de que todos vão amar!

7- Escolha fornecedores que priorizam você

Claro que a parte mais difícil de tudo isso é executar tudo o que você planejou. Para que o seu casamento saia como o sonhado, é importante que você tenha fornecedores de confiança e que principalmente, priorizem os seus gostos pessoais. Pesquise sobre cada serviço e o quão flexível o fornecedor é no caso de uma mudança para tornar um cardápio ou uma decoração mais personalizada.

Além disso, converse com cada um deles. A boa comunicação aqui é a chave do sucesso do seu evento, portanto, especifique o que é importante para vocês e não pode faltar de jeito nenhum! Não deixe de comunicar sobre todas as mudanças que você gostaria de fazer, objetos pessoais que gostaria de usar, etc.

8- Contrate uma assessoria

Mais uma vez o serviço da assessoria prévia é citada como peça chave para ter certeza de que o seu casamento será do jeito que você sempre sonhou. A ajuda de uma equipe de assessoria sem dúvidas é ideal para assegurar que todos os seus pedidos sejam executados e também te dá a certeza de que os fornecedores do seu evento estarão totalmente envolvidos e empenhados para que tudo aconteça da melhor forma.

Um casamento envolve muitos detalhes, especialmente quando queremos algo mais personalizado, e fica fácil de se perder e deixar algo passar. O papel da assessoria é justamente esse. Organizar cada momento e cada detalhe do seu evento, para que nada importante seja deixado para trás. Ele irá entender o que é importante para você e vai assegurar que isso esteja evidente a todos no grande dia!

9- Crie uma identidade visual

Já pensou em criar uma identidade visual para o seu casamento? Além de ajudar na escolha de diversos itens, ela também faz parte da personalização do momento. A identidade visual envolve são só uma arte bonita, mas as cores preferidas do casal e o estilo do casamento e da festa.

Ela estará presente em todos os momentos do seu grande dia, desde uma impressão no convite, como também em pequenos detalhes como as cores dos guardanapos e da louça, as flores escolhidas, etc. Contrate um profissional para fazer esse serviço e converse com ele sobre o que vocês mais gostam e como é a personalidade de vocês.

10 – Lembrancinhas com a cara do casamento!

Parte importante de todo o evento, a lembrancinha do casamento deve ser como um pedacinho do seu grande dia, que será distribuído a todos em forma de agradecimento e carinho. O mais importante aqui não é investir em algo caro, mas sim que tenha um significado e que reflita a personalidade do casal.

O que você acha de confeccionar as lembrancinhas você mesmo? Isso dará um toque bem personalizado e demonstrará que você dedicou boa parte do seu tempo àquela pessoa. Todos se sentirão especiais!

Se você prefere contratar um fornecedor de lembrancinhas, pense bem no estilo do seu casamento e na mensagem que a lembrancinha deve ter. Vale incluir uma frase de amor do casal, uma foto, um doce preferido ou algo que seus convidados possam utilizar depois e guardar para sempre. O importante é que ele olhe para a lembrancinha e tenha lindas memórias do seu grande dia!