O casamento ao ar livre tem sido um dos estilos de cerimônia mais cogitados entre os casais nas últimas décadas e, com certeza, continuará sendo o estilo preferido nos próximos anos. Esse modelo de cerimônia é o sonho de muitos noivos pelo cenário natural que agrega. Veja aqui dicas importantes para você ter um casamento ao ar livre dos seus sonhos.

Pôr do sol, árvores e a beleza exuberante da vegetação são elementos que tornam o clima de um casamento ainda mais romântico. Por isso mesmo os casamentos ao ar livre estão super em alta e se tornaram o queridinho das noivas. Afinal, nada como ter a natureza como cenário de fundo de um momento tão especial!!!

Para concretizar esse sonho, alguns cuidados são necessários para você não cair numa furada. Com relação à decoração, por exemplo, é importante lembrar que a “peça” principal do evento é o próprio cenário. Para escolher a melhor opção e dar o primeiro passo, é preciso ir ao encontro do que mais combina com o estilo do casal.

Resumindo: a escolha do casamento ao ar livre é uma tendência em alta e que vem crescendo ainda mais a cada dia. Pensando nisso, vamos mostrar aqui 20 dicas imperdíveis de decoração, cardápio e looks, para você se inspirar e ter o evento que sempre sonharam!

  1. “Menos normalmente é mais”

No caso deste tipo de casamento, normalmente o “menos é mais”. Como o cenário natural é o item mais importante, você não precisará se preocupar com uma decoração tão exuberante. Optar por um casamento simples é a escolha perfeita para quem quer aproveitar a natureza como pano de fundo natural.

Além disso, como o intuito é fugir um pouco do tradicional, os noivos podem apresentar um perfil mais descontraído, montando um evento que reflete toda a personalidade do casal!

Assim como veremos no item “look da noiva, noivos e convidados”, não é necessário investir em itens tão sofisticados, pois o menos aqui também ficará belíssimo.

Apesar disso, não é impossível combinar um casamento mais luxuoso ao cenário natural. Nesse caso, os noivos devem tomar cuidado com cada item da decoração, como móveis e arranjos, para não exagerar e fazer com que a festa e o local não combinem. É válido consultar passo a passo com uma boa profissional no assunto, como a Daniele Maio, do Espaço Paradisus.

Conforme a própria Daniele Maio: “Aqui no Espaço Paradisus, como temos uma natureza tão presente, conseguimos fazer casamentos ao ar livre de 80 a 300 convidados sem você precisar gastar muito em itens de decoração. Mesmo os eventos com poucos convidados não ficam com aspecto de local vazio, pois o paisagismo e o verde preenchem todos os espaços”.

decoracao_de_casamento_rustico

Decoração rústica para casamentos ao ar livre

  1. A escolha certa do local e data da cerimonia fazem toda a diferença

Uma das primeiras coisas que devem ser feitas a partir do momento da decisão do casamento ao ar livre é a escolha da grande data! Esta informação tem bastante relevância pelo fato de se poder organizar todo o planejamento da festa, de acordo com a estação do ano.

Além disso, o melhor horário para esse tipo de cerimonia é entre 15h as 17h, quando o Sol está mais baixo e o vento mais agradável. As fotos ficarão ainda mais bonitas devido a luz natural e o por do Sol, que os profissionais de fotografia chamam de hora mágica.

Além disso, outra preocupação das noivas para o casamento ao ar livre é escolher uma data com menos possibilidade de chuvas e com clima mais ameno.

Outra possibilidade é você contratar climatizadores de ar para amenizar a temperatura. Existem empresas especializadas na locação desse equipamento.

Segundo Daniele Maio: “existe uma tendência natural em se evitar casar em pleno verão, como nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, por serem meses quentes e propícios à chuvas fortes. Por isso é importante escolher um local com fácil acesso, sem ruas de terra e que possuem um plano B para chuva”.

drone_casamento_ao_ar_livre

Plano B para cerimônia ao ar livre: choupana ao lado para o caso de chuvas no Espaço Paradisus

 

  1. Invista em flores com cores que sobressaiam ao pano de fundo

Ao casar no campo, invista em cores como o branco, amarelo entre outras tonalidades que sobressaiam ao tradicional verde. Caixotes com chuva de prata ou vasos de mini margaridas brancas são uma ótima opção e tornam o ambiente ainda mais acolhedor.

mesa_de_doces_casamento_ao_ar_livre

Flores coloridas para se destacarem ao verde

Se você vai se casar na praia, fuja do branco e de cores mais apagadas e invista em tons vibrantes, pois o ambiente já é bem claro, e sua decoração precisará de um destaque maior.

Caso tenha um gazebo no local, uma opção é usar buquês de flores em suas hastes ou mesmo enfeitá-los completamente de flores. Outra dica é decorar a cadeira dos convidados com pequenos buquês ou vasinhos de plantas.

Altar de cerimônia ao ar livre

Gazebo enfeitado com buquês, voil e flores brancas para um casamento ao ar livre

  1. Use e abuse da decoração rústica

Para casamentos ao ar livre existem detalhes especiais com decorações simples e muito charmosas que dão todo um charme especial ao seu evento!

Dentre inúmeras opções, estão os móveis de madeira, souplats de ratan ou palha, bicicletas, escadas decoradas, lousas com frases, caixotes de madeira, kombis fotográficas, vasinhos com flores penduradas, gaiolas floridas, cestos de vime, galhos secos com aplicação de bougainville colorido, estampas em floral colorido e muitos outros detalhes!

Decoração com arranjos de flores e folhas; os detalhes podem fazer toda a diferença na decoração de casamento simples ao ar livre; invista em pequenos arranjos para enfeitar as cadeiras dos convidados; decoração com grande arranjos de flores, também agregam valor;  detalhes rústicos são imprescindíveis na decoração de casamento simples ao ar livre; a cadeira dos noivos merecem uma decoração especial;

cadeiras-dos-noivos-casamento-ao-ar-livre

Detalhe especial para cadeira dos noivos

Com relação aos móveis, a pedida são itens de madeira rústica, como cadeiras, mesas, barris e caixotes para uma decoração mais simples e intimista. Combine tudo isso a tons de dourado para ter um estilo mais sofisticado.

As pétalas de rosas são perfeitas para compor o caminho dos noivos. O altar para a cerimônia também precisa de atenção especial. Invista em arcos de flores e tecidos leves para a composição.

Não podemos esquecer da iluminação, que deve ser aconchegante. Velas são perfeitas para um clima mais aconchegante na festa de casamento ao ar livre à noite.

decoração romântica para casamento rústico no campo

Velas fazem toda a diferença para um casamento ao ar livre. Tornam o ambiente mais romântico.

  1. Luzes pendentes

Caso o local do seu casamento ao ar livre seja livre de rajadas de vento, as velas penduradas e lamparinas são uma ótima opção, pois tornam o clima ainda mais romântico e complementam a imersão na natureza.

Outra opção é a utilização de velas eletrônicas de led, que proporcionam um efeito semelhante e não possuem o risco de serem apagadas.

Enfeitar o gazebo da cerimônia com elegantes lustres de cristais adicionam uma atmosfera de luxo ao ambiente.

Varal de lâmpadas estendido por cima da cerimônia também estão na moda e complementam o clima rústico e romântico de uma cerimônia ao ar livre e na natureza.

O casamento ao ar livre à noite não é o mais habitual, mas também é possível. Aconselha-se um bom planejamento de iluminação, já que você não poderá contar com a luz natural solar. Ainda sim existe a opção da luz lunar que também tem seu valor. Para valorizá-la ainda mais, basta fazer uma pesquisa das fases da lua. A lua cheia tem o melhor efeito e torna a iluminação ainda mais bonita!

Ainda para um casamento ao ar livre à noite, é muito válido investir em tochas de fogo (tomando os devidos cuidados na produção e os locais distribuídos, com uma certa distância dos convidados), os quais podem ser um grande adicional como decoração e iluminação, ao redor do local onde a festa será realizada.

Segundo Daniele Maio, cuidado com o improviso: “já realizei um cerimonial no sítio de uma cliente em Itaipava onde a mesma resolveu fazer por conta própria a decoração de velas pendentes no altar. Enquanto os convidados estavam aguardando a cerimônia, o gazebo de madeira pegou fogo parcialmente pois a noiva havia pendurando as velas com fios de nylon, que iam arrebentando com o calor e caindo no chão! Foi um susto!”.

  1. Passadeira de madeira ou espelhadas

As passadeiras de madeira ou espelhadas são uma ótima opção por dois motivos: Inicialmente porque se destacam na decoração em meio ao verde. Segundo porque facilitam o caminhar da noiva no gramado ou na areia, evitando que o salto do sapato fique preso e cause acidentes.

A passadeira de madeira é ótima para casamentos rústicos, ao ar livre e na praia, por ser linda e sóbria! Ela tem seu encanto, mas não atrapalha o brilho da noiva, e sim o complementa. Ela é um pouco mais cara que as demais passadeiras, mas se você puder e sua decoração combinar, você não vai se arrepender!

Uma tendência que chegou para trazer mais brilho à cerimônia é a passarela espelhada! Ela é feita de placas de vidro ou acrílico especial que substitui o tradicional tapete da noiva. Os convidados chegam ao local da cerimônia e se surpreendem com um chão de espelho refletindo o altar, a iluminação e os arranjos. Em seu caminho até o altar, a noiva parece flutuar no ar.

Caso sua cerimônia seja à noite, outra opção é a passadeira de led que também oferece um efeito surpreendente.

cerimônia no campo

passarela espelhada para cerimônia ao ar livre

 

  1. Faça chuva ou faça sol ou faça frio: pense nos convidados

Está previsto chuva leve? Uma opção que está super na moda é utilizar guarda chuvas transparentes. Compre um boa quantidade e peça ao cerimonial distribuir na entrada do evento. Você não deixará de casar ao ar livre e as fotos ainda ficam lindas e elegantes.

Por outro lado, caso a previsão seja de calor, distribua leques para as pessoas se refrescarem durante a cerimônia. Eles ainda podem ser personalizados para dar um charme especial.

Vai fazer frio? Vc pode deixar pequenas ilhas decoradas com cachecóis ou echarpes para as pessoas se esquentarem durante o evento.

cachecol para casamento ao ar livre

Echarpe para as convidadas se protegerem durante a cerimônia ao ar livre

  1. Decoração com flores exóticas

Flores exóticas são uma ótima opção para casamentos ao ar livre, pois conferem ao evento um clima tropical e contemporâneo. Além disso, as cores fortes sobressaem ao verde.

Além de ficarem lindas na decoração do casamento, as flores exóticas são perfeitas para as noivas que desejam adicionar elementos inesperados e lindíssimos para abrilhantar ainda mais esse evento tão importante, para que seja ainda mais inesquecível.

Veja algumas dicas de tipos de flores que ficam lindas em um casamento ao ar livre!

  • Ave do paraíso ou Strelitzia

flor de Strelitzia

flor Strelitzia

 

 

 

 

 

 

 

 

Com seu mix de cores de flores alaranjadas, azuis avermelhadas lembram muito o pássaro tropical que tem o mesmo nome. Sua disposição dentada é perfeita para arranjos modernos e exóticos.

  • Flor de gengibre

flor de gengibre tropical

flor de gengibre

 

 

 

 

 

 

 

 

Sim, elas nascem do gengibre, são lindíssimas e dão um toque super exótico à buquês e arranjos, possui camadas densamente embaladas de pétalas cor-de-rosa vibrantes e se assemelham à pinhas coloridas.

 

  • Crista de Galo

crista de galo

crista de galo

 

 

 

 

 

 

 

 

Possui flores aveludadas bem exóticas e lindas, que proporcionam uma belíssima textura em arranjos florais. São mais encontrados em vermelho vívido, mas também estão disponíveis em rosa, amarelos e laranja.

 

  • Cardo

flor para casamento ao ar livre

Cardo Mariano

 

 

 

 

 

 

 

 

De origem escocesa, com botões azuis eriçados e halos em forma de raios de sol, são perfeitas para adicionar um toque exótico para qualquer arranjo.

 

  • Dália Pompom

flor casamento no campo

Dália

 

 

 

 

 

 

 

 

Com seus pequenos globos de pétalas são lindas e delicadas. Elas acrescentam dimensão e textura instantânea a qualquer arranjo floral. Ficam lindas também individualmente, seja em vasos ou em boutonnieres.

 

  • Leucospermum

flor tropical

Leucospermum Cordifolium

 

 

 

 

 

 

 

 

Também conhecidas como Alfineteira, estas flores são originárias da África do Sul também são da ordem Proteales e tem seu nome inspirado em seus raios coloridos, que se assemelham a alfinetes que são espetados fora de uma alfineteira.

 

  • Protea

flor tropical

Protea

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta flor sul-africana tornou-se uma escolha popular para noivas que procuram algo inovador e inesperado em seus buquês.

 

  • Antúrio

flor tropical

Anturio

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas flores, também conhecidas como “flores de flamingo” são originárias do Havaí, o que as torna muito apropriadas para um casamento tropical. Elas podem ser encontradas mais comumente nas cores rosa, verde, vermelho e branco.

 

  • Sinos da Irlanda

sino da irlanda

Sino da Irlanda

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta flor é nativa do Mediterrâneo e não da Irlanda como o seu nome sugere. Os brotos florescidos no alto são para simbolizar a boa sorte.

 

  1. Porta de madeira na entrada dos noivos

Para você que quer surpreender ainda mais os seus convidados antes do momento certo de seguir o caminho ao altar e dar um toque especial na sua cerimônia ao ar livre, o portal de madeira é uma ótima opção, pois ainda mantém o clima rústico do ambiente. Quando combinado com alguns arranjos de flores, ficam ainda mais perfeitos!

cerimonia de casamento ao ar livre

Porta de madeira para cerimônia ao ar livre

  1. Cenários de decoração

Aposte em pequenos cenários de decoração para seu casamento ao ar livre. Chamamos aqui no Espaço Paradisus de “cantinhos de fotos”. São pequenos ambientes decorados com muito carinho e com decoração que refletem a personalidade do casal e são ideais para tirar fotos!

Aposte em ambientes com diferentes lounges, pois um evento no campo é diferente de um salão. Fora o momento gastronômico, geralmente os convidados preferem não permanecerem sentados nas mesas e costumam circular para conhecer o local.

Além disso, por ser um evento num local com muito verde e vários ambientes, para facilitar a vida dos pais e trazer mais conforto e segurança, uma ótima opção é montar um espaço exclusivo para as crianças, com brincadeiras, desenhos, livros etc.

espaço de fotos casamento

Cantinho de fotos para casamentos ao ar livre

  1. Horário mais adequado para trocar as alianças

Quem opta pelo casamento ao ar livre, tem como grande diferencial o pôr do sol e com certeza querem aproveitar para produzir fotos exuberantes e consequentemente aquele álbum com imagens do momento sem igual. Para isso, o ideal é realizar a cerimônia no período entre 16h e 17h!

 

  1. Cenários de acordo com o horário do dia

Casamentos matutinos não costumam ser os preferidos dos noivos, pois a produção tanto deles como dos convidados tem que começar muito cedo. Apesar disso, o horário da manhã oferece um clima mais fresco e é o ideal para um evento com poucos convidados. Lembre-se de investir em uma cobertura com tecidos claros e leves para proteger os convidados caso esteja muito sol.

Durante à tarde o casamento ao ar livre que é o mais habitual e procurado, e tem como a maior vantagem o pôr do sol como cenário. Para aproveitar isso, é valido fazer uma programação para esse horário garantindo que o grande momento da troca de alianças seja ainda mais inesquecível!

Para os noivos que preferem um casamento ao ar livre à noite é preciso também usar uma cobertura leve para os convidados poderem se proteger caso a temperatura caia um pouco. Além disso vocês não vão contar com a luz natural no casamento ao ar livre à noite. Portanto, invista em uma aconchegante iluminação com velas, tochas e cordão de luz.

 

  1. Menu Gastronômico

Como já falamos, o cenário de uma celebração externa é essencialmente rústico, com muitas árvores, vegetação exuberante do local gramado aparente e todos os elementos da natureza que se pode tirar proveito. Além disso, se abusa do uso de flores sobre as mesas, dos arranjos diversos espalhados pelo local, e até dos vasos com folhagens exóticas, sempre trazendo o verde como elemento forte e essencial.

Inicialmente, receba seus convidados com Welcome drinks e petit fours. É ideal para refrescar os convidados enquanto a cerimonia não começa. Pode servir sucos, refrigerantes, águas aromatizadas, ou até mesmo as águas com rótulo personalizado para o seu casamento. Também podem ter pessoas que vieram de longe e estejam com fome, por isso alguns itens para petiscar caem super bem, assim como fazemos aqui no Espaço Paradisus.

E no espaço gastronômico a natureza também tem grande espaço, e geralmente quando o espaço da festa fica no mesmo local ao ar livre que a cerimônia, aconselha-se a fazer algo em que os convidados possam se servir. Procure aproveitar o máximo dos diferentes ambientes que possuem o local para diferentes propostas de serviços para seu casamento.

As porções individuais menores, em um formato mais livre de buffet, com comidas que se possam comer em pequenas tigelinhas ou com as mãos, são os mais indicados.

Um exemplo da diversidado do que pode ser feito é o Espaço Paradisus. Lá existe um ambiente coberto ao lado da piscina onde podem ser colocadas estações de massa, crepe, comida japonesa, etc. Além disso, existe ainda a opção dos noivos optarem por estações ao ar livre de brigaderia, sonheria e de churros se for o caso.

Estação de churros: opção para ilhas gastronômicas com temas diversificados para seu casamento

Para uma realização de casamento ao ar livre no horário da tarde a escolha do menu pode ser mais versátil, pois os convidados preferem uma maior mobilidade para aproveitar todo o clima natural da festa. Para ser delicioso e não perder a sofisticação, temos uma grande variedade de opções de canapés! Como dicas de recheios diferenciados temos os canapés de abóbora com nozes e queijo gorgonzola, lombo de porco com queijo brie e pimentão, figo com queijo de cabra e cebola caramelizada. Essas são excelentes combinações que possuem um visual muito elegante.

Você pode optar por um buffet com itens frescos e naturais. As preparações possuem uma infinidade de alternativas como o salmão com espinafre, tomate com brócolis, cogumelos com queijo, ou frango com rúcula.

Tá quente? Que tal uma estação de picolés de frutas naturais para refrescar os convidados ou de cerveja artesanal bem gelada? São ótimas opções e estão super na moda. Aqui no no Espaço Paradisus temos parceria com uma cervejaria artesanal que possui em seu cardápio ótimos opções de cervejas ainda mais refrescantes, até com gengibre e cravo em sua composição.

O mesmo você pode fazer com relação ao Open Bar, escolhendo cardápio com bastante frutas e itens refrescantes.

 

  1. Bolos e Doces

Assim como o Menu Gastronômico, geralmente quando o espaço de bolos e doces que fica no mesmo local ao ar livre que a cerimônia, aconselha-se a fazer algo que aguente a exposição do sol, especialmente se a sua mesa tiver uma grande variedade de chocolates. Esse espaço deve estar essencialmente em um local coberto, para evitar transtornos em casos de chuva.

No Espaço Paradisus por exemplo, além de contar com espaço ao ar livre, temos um espaço para a mesa de doces coberto que fica bem próximo ao local da cerimônia. Então, não há perigo de os docinhos derreterem, nem mesmo os chocolates. Recomendamos ainda que seja utilizado na decoração um bolo fake por conta da temperatura e dos mosquitos e que o bolo de verdade seja servido diretamente da cozinha para evitar qualquer tipo de problema no seu casamento.

Quando se trata de doce, o que faz sucesso nesse estilo de festa são os docinhos frutados. As tortinhas de limão e o cheesecake com calda de frutas vermelhas, por exemplo, estão entre as tendências de doces para casamento nos próximos anos. As delícias combinam com o clima e ainda trazem menos açúcar em sua composição.

  1. Xô insetos

Não adianta! O que está incluso em todo casamento ao ar livre são os famosos insetos. Podem ser abelhas atraísas pelos doces, pernilongos querendo se alimentar e formigas por exemplo. Convém providenciar repelentes e um kit de primeiros socorros com antialérgico, caso aconteça algum imprevisto.

Para afastar as formigas de sua mesa de doces, a cerimonialista do Espaço Paradisus, Daniele Maio, sugere que você espalhe cravos pela mesa para afastá-los.

 

  1. Sirva bebidas de forma criativa

 Solte a criatividade nas ideias para servir as bebidas. Tachos, canoas e o que mais a sua imaginação pedir!

Lembrando que as bebidas devem estar de acordo com todo o ambiente que compõe a festa. Uma excelente opção é servir uma variedade de sucos naturais bem gelados ou águas saborizadas também naturais.

Como parte da decoração, estes podem ser colocados em jarras de vidro, onde os pedaços de frutas ficam aparentes. A transparência dos recipientes e a possibilidade de dispor de frutas em diversas cores dão um toque alegre e de frescor à mesa.

  1. Look da Noiva

Não existem regras para este modelo de evento, mas podemos citar algumas dicas de estilos que podem ajudá-la a se sentir melhor com o clima habitual do evento.

E valido evitar roupas quentes demais e muito brilho, já que estamos falando de um ambiente ao ar livre e mais descontraído. Opte por tecidos leves como o tule, decotes em estilo tomara que caia ou coração, e até mesmo um modelo de vestido mais curto, ou um longo com uma cauda menor e menos catedral.

O que deve mais ser levado em conta é o caimento de cada estilo de vestido para cada formato de corpo. Por exemplo, para noivas com quadris mais largos, vale um look com detalhes na parte de cima e no contrário, vale a produção de detalhes inversa. Modelos acinturados e com a saia mais esvoaçante combinam com o clima ao ar livre, além de esconderem aquelas gordurinhas indesejadas!

Noivos felizes no casamento

Importante é se sentir confortável e aproveitar cada momento do seu casamento na natureza

  1. Traje dos convidados

Com relação aos seus convidados, é importante indicar o traje no seu convite de casamento pois nem sempre o traje escolhido será o social. Pense nas mulheres de salto alto andando no gramado! Você poderá indicar o uso de salto alto ou pode disponibilizar na sua cerimônia ao ar livre a utilização de adaptadores de salto para o gramado.

 

  1. Tenha sempre um plano B!

Por mais que o casamento ao ar livre seja o sonho de grande parte das noivas e virou uma febre nacional, não podemos evitar de falar da possibilidade de chuva. É importante monitorar de perto e sempre acompanhar sites variados de meteorologia, mas sempre tenha o plano B na manga. Se precisar locar um toldo, aposte no toldo com lona cristal que não atrapalhe e nem tire a beleza da natureza ao redor!

Além disso, a chuva trás sempre a possibilidade de um galho ou uma árvore cair sob a rede elétrica. Por isso não arrisque e deixe um gerador de prontidão!

 

  1. Lembrancinhas

Agrade seus convidados com lembrancinhas rusticas e aproveite os produtos regionais para dar de lembrança, que normalmente são itens baratos e diferenciados. Podem ser geleias e cervejas artesanais ou outros itens que remetam a vida no campo ou na fazenda.

Não podemos esquecer das famosas suculentas que não só são uma ótima opção de lembrancinha sustentável como também compõem a decoração!