Quando se trata do grande dia, é importante ter em mente convidar somente as pessoas que tiveram e terão grande importância na vida do casal. Por isso, muitos acabam optando pelo mini wedding, uma celebração mais intimista e simples. Se é esse o seu caso, confira as nossas dicas sobre esse estilo de casamento!

O que é o mini wedding?

O mini wedding tem como principal característica a diminuição da lista de convidados se compararmos a um casamento tradicional. Nos tempos de hoje, cada vez mais os casais precisam subsidiar o próprio casamento, contando cada vez menos com a ajuda dos familiares, o que propiciou o crescimento deste tipo de evento.

Assim, nesse estilo de casamento, tanto a cerimônia quanto a recepção tem um tamanho menor e mais intimista, o que permite um maior investimento no que o casal considera importante, como buffet, bebidas, decoração, entre outros.

Apesar do que parece, o mini wedding nem sempre sai mais barato por ser uma festa pequena. Além disso, esse tipo de cerimônia requer os mesmos cuidados de qualquer casamento tradicional, pois cada detalhe faz toda a diferença. Confira as nossas dicas abaixo e monte o mini wedding dos seus sonhos!

Muitas vezes esse casamento pode ser confundido com algo mais barato e de menos qualidade. Porém o mini wedding é indicado para quem prefere comemorações mais íntimas e serviços de alta qualidade para todos. Muitas vezes os casais precisam ponderar entre ou oferecer um casamento com menos qualidade para mais pessoas, ou com maior qualidade (e maior gasto) para os convidados mais importantes.

Para organizar um mini wedding, é preciso estar atento aos seguintes pontos:

  • Número de convidados;
  • Decoração;
  • Buffet;
  • Espaço do casamento;
  • Música

Em qual estilo seu casamento se encaixa?

O primeiro fator que determina a categoria do seu casamento é o número de convidados. Se a sua lista possui entre 10 e 40 convidados, o seu evento é considerado um micro-wedding. Essa festa é ainda mais intimista e conta somente com os mais luxuosos fornecedores.

Quando sua lista ultrapassa os  50 convidados e chega até 100 pessoas, o seu casamento pode ser considerado um mini-wedding. Alguns conhecidos ficarão de fora, por isso chame somente pessoas de suma importância como familiares e amigos mais próximos.

Como organizar um mini-wedding?

Pelo número menor de convidados, o mini-wedding pode ser realizado em diversos lugares. Portanto, deixe a sua criatividade falar ainda mais alto, escolhendo um lugar diferente e que seja especial para o casal. Casamentos na natureza são uma ótima pedida por conta da economia na decoração, pois exigem menos flores.

Uma dica é procurar por espaços pequenos que comportem o seu número de convidados, e investir no charme europeu na decoração do lugar.

Lembre-se: locais amplos para o mini wedding requerem maior investimento em decoração para cobrir os locais vazios, tendo , assim, que você desembolsar um gasto maior desnecessariamente.

Como montar a lista de convidados?

Fazer a lista de convidados do casamento já é uma tarefa complicada e delicada para os noivos. As vezes é difícil selecionar as pessoas que serão e não serão chamadas sem deixar queixas. No caso do mini-wedding que a lista deve ser ainda menor, você deve tomar ainda mais cuidado para não deixar ninguém importante de fora. Vamos te dar algumas dicas:

  • Escolha o local antes da lista

Antes de sair enviando convites, é importante ter a certeza do tamanho do local da festa. Não adianta montar a sua lista de convidados e ela não corresponder ao local escolhido, pois se isso acontecer, você poderá ter um gasto adicional com aumento de convidados ou até mesmo ter que cortar algumas pessoas depois de ter convidado, o que gera um grande transtorno. Portanto, só comece a montar a sua lista de convidados após de assinar o contrato de locação.

  • Montem a lista juntos

Muitos casais costumam montar cada um a sua lista e depois juntá-la, achando que esse processo simplifica as coisas. Porém, fazendo dessa forma, você só acabará com uma lista gigante e que será mais difícil organizar e cortar algumas pessoas.

Como o mini-wedding já é um casamento reduzido, o ideal é que os noivos façam uma única lista juntos, selecionando em consenso quem eles gostariam que estivesse presente no grande dia. Isso fará com que vocês tenham menos dor de cabeça e economizem tempo.

  • E os “agregados”?

Uma das partes mais complicadas na hora de se montar a lista de convidados do casamento são os “agregados”, ou seja, os namorados ou amigos dos convidados principais. Para sair dessa saia justa, tome decisões bem pensadas e não sinta culpa na hora de fazer alguns cortes. No caso de namorados(as), pense o seguinte: O relacionamento é novo ou vocês já conhecem a pessoa em questão? Caso não conheça, essa pessoa deve ficar fora da lista.

Converse com os seus amigos e explique que o número de convidados é reduzido por ser um mini-wedding, e que cada convidado adicional irá cortar alguma pessoa próxima, e eles entenderão.

Muitas vezes os pais dos noivos também querem convidar seus amigos. Nesse caso, dê prioridade somente aos que forem amigos próximos da família e que conheçam a história do casal. Caso contrário, não se sinta mal por não convidar pessoas que seus pais gostariam.

  • Revise a lista após a confirmação

Após receber a confirmação dos convidados da sua lista, é importante conferir todos que não poderão comparecer, para ter a ideia exata de quantas pessoas você irá recepcionar. Além disso, você tem a oportunidade de incluir novas pessoas no lugar de desistentes, fechando o número total que você gostaria inicialmente.

Cerimonia no mini wedding

Faça uma cerimônia de personalizada. Como o número de convidados é reduzido e composto basicamente por familiares e por melhores amigos, faça um discurso para a sua noiva e noivo caprichado. Contrate ainda um celebrante que entenda a história do casal e acrescente no discurso nomes de convidados que foram importantes na história do casal. Peça ainda que padrinhos e madrinhas façam um depoimento sobre a história do casal.

Lembre-se: a regra é personalizar! Faça com que todos se sintam em casa e à vontade.

 Decoração de mini-wedding

Como esse tipo de casamento é mais minimalista, a decoração pede que você abuse dos detalhes e mimos para os convidados, deixando tudo mais pessoal. Dê atenção especial aos porta-guardanapos, arranjos de mesa e invista em pequenos quadros com fotos dos noivos nas mesas dos convidados. As mesas ainda podem receber mimos como cardápios para cada convidado e decorações como vasos e velas, por exemplo.

Aposte no estilo rústico

Um dos estilos que mais combina com o casamento minimalista é o rústico. Esse tipo de cerimônia pode ser realizado em um espaço fechado ou ao ar livre. A decoração rústica é inspirada no campo, com bastante flores e elementos vintage, com móveis de em tons de madeira.

Na mesa de doces, o naked cake é a opção preferida do mini-wedding rústico. O ideal é que sejam encomendados pelo menos 5 tipos de doces para cada convidado. Dessa forma, todos conseguem experimentar tudo que está sendo oferecido na recepção sem passar vontade.

Buffet para mini wedding

O buffet tem que ser bastante caprichado.

Como são menos convidados você pode servir um jantar estação ou empratado.

Você pode optar ainda pela variedade, para agradar paladares particulares, podendo ser comidas volantes gourmet ou finger foods. Caso você faça a sua recepção em um bistrô, escolha um cardápio personalizado para agradar muito os seus convidados!

As estações de comidas estão em alta e podem ser uma opção diferenciada para os presentes. Hoje a variedade é grande: Estações de brigadeiro gourmet, crepes, sorvete, comida japonesa, massas, entre muitas outras.

Quando se trata de bebidas, o número reduzido de convidados permite que você varie ainda mais o cardápio de bebidas. Para que todos saiam satisfeitos, cada convidado deve consumir pelo menos: 5 latas de cerveja, 4 drinks especiais e 2 taças de champagne ou mesmo uísque para os apreciadores.

 

Música de casamento

A música do casamento também é importante. Caso o casal queira uma festa bem animada, com pista para que os convidados dancem bastante, é necessário contratar um DJ. Faça uma lista com todas as músicas que agradem o casal. É ideal que se faça uma reunião com o DJ, para decidir quais são as melhores músicas para animar a festa.

Já se o seu sonho é um casamento mais elegante e calmo, você pode optar por contratar bandas de trios ou até mesmo duos, pois geralmente a especialidade desses profissionais é voz e violão. Tudo vai depender do gosto do casal.

Personalize o seu convite!

Com o orçamento mais folgado, você pode caprichar ainda mais nos convites, criando peças únicas e que reflitam tanto o estilo do casal, como o do casamento. Crie uma identidade visual para o seu casamento, que deve ser usada em todos os artigos de papelaria do evento.

Para um casamento mais rústico, invista em um convite com detalhes em sisal, juta ou palha. Convites com detalhes florais nas cores do casamento também ficam mais personalizados. Se o seu casamento for mais tradicional, seu convite pode ter letras manuscritas, detalhes em dourado e renda. Esse é o momento para soltar a imaginação e deixar que o convidado tenha uma ideia de como será o seu casamento.