O casamento industrial veio diretamente dos anos 50 e 60, quando as pessoas usavam galpões de fábricas antigas para morar. Esse estilo ganhou força no mundo do design e viraram forte tendência também em casamentos. Se você ainda não decidiu como será a sua cerimônia, conheça esse estilo cheio de personalidade!

O que é o casamento industrial?

O casamento industrial é uma mistura dos estilos rústicos e vintage, com toques de modernidade. A ideia do casamento industrial é ser minimalista e diferente, buscando mostrar os detalhes naturais do lugar ao invés de escondê-los com painéis ou flores. Esse estilo de casamento pode ser adaptado tanto para o mini wedding, como para eventos maiores, visto que geralmente são feitos em locais espaçosos como antigos galpões.

Esse tipo de casamento pede um local que não tenha muitos cantinhos fofos e acabamentos perfeitos como um salão de festas. O casamento industrial pede um local mais rústico, com ambientes brutos e que tenham presença de metais, cimento queimado e parede de tijolinhos, por exemplo. Por isso, fábricas antigas, armazéns e fazendas são locais ideais para esse tipo de cerimônia.

Com um ambiente mais clean, os noivos tem mais liberdade para trazer elementos diferentes de decoração como texturas, desenhos geométricos, detalhes em metal e dourado, entre outros itens que remetem à modernidade.

Como é feita a decoração?

Para fazer um casamento industrial, comece deixando de lado os arranjos de flores. Ao invés disso, use muitas folhagens pela decoração. Grandes na cerimônia e na mesa de doces, menores nas mesas dos convidados como arranjos ou até nas paredes. Se você não abre mão das flores, você pode usar poucas em detalhes nos arranjos, de preferência de cores como o bege e o marsala. Na mesa dos convidados, por exemplo, você pode colocar vasinhos de suculentas que podem também serem levadas para casa!

Já para a iluminação, invista em elementos rústicos para complementar o espaço. Evite lustres clássicos. Veja algumas ideias que você pode fazer:

  • Luzes de gambiarra

São fios de luzes que geralmente são pendurados na decoração. Coloque uma boa quantidade delas no teto, especialmente no local da recepção do casamento. O efeito dessas luzes nas fotos são incríveis!

  • Fairy Lights

São mais delicadas, e podem ser adicionadas nos arranjos da mesa de doces, em pequenos vasinhos nas mesas dos convidados, ou até mesmo penduradas em uma parede para compor um backdrop iluminado e moderno.

  • Pendentes ou lustres metálicos

Aposte em lustres e pendentes geométricos e metálicos. Podem ser dourados, prateados ou em tons de cobre. Além de dar um visual moderno à decoração, eles remetem ao maquinário das fábricas.

  • Velas

As velas são versáteis e estão presentes em todos os tipos de casamento. No caso do casamento industrial, opte por velas menores, só para complementar a sua decoração. Coloque elas em cantos estratégicos, como um lounge ou a mesa dos convidados, dentro de vasinhos de vidro ou enfeites geométricos.

Abuse do metal!

Para trazer ao casamento industrial uma certa delicadeza e um ar de modernidade, abuse dos itens metálicos! Use bastante criatividade para trazer esses elementos em diversos formatos e funcionalidades.

Luminárias metálicas, cadeiras de metal, enfeites de mesa metálicos e geométricos e bandejas de doces em tons de cobre e rosé gold estão super em alta.

O bolo

Peça principal na mesa de doces, o bolo não pode ficar de fora dessa tendência. Ao invés do tradicional bolo branco de casamento, que tal adicionar a ele um tom metalizado e moderno?  Decore com algumas folhagens e suculentas de açúcar para dar um toque mais rústico. Lembrando que se for usar plantas reais, envolva o seu caule com plástico filme ou papel alumínio para que a planta não entre em contato direto com o bolo.

Paleta de cores

O estilo industrial pede cores mais sóbrias e neutras. Portanto você pode abusar de tons como verde, marsala, acinzentados e até mesmo tons de preto. Se você não gosta de cores escuras, use tons pasteis e de bege combinados com o verde das folhagens. Adicione também elementos vintage como castiçais e candelabros para complementar o visual do seu casamento!

E o convite?

O convite de casamento é o primeiro contato do convidado com a sua cerimônia. Logo de cara, o convite deve retratar qual será o estilo que o casal escolheu. Para o casamento industrial, aposte em modelos de convites em tons de cinza e fendi, com algumas impressões metalizadas. Ou em modelos brancos com detalhes de folhagens em hot stamping. Lembrando que não só o convite, mas todo o restante dos itens de papelaria deve seguir o mesmo modelo do convite. Portanto, sejam criativos!

O look dos noivos

Assim como o casamento, os noivos devem estar impecáveis e seguir a mesma tendência da festa. No caso da noiva, esqueça os modelos de vestidos de baile rodados e com muito brilho. O casamento industrial pede um visual mais minimalista, portanto invista em um vestido mais fluido e reto, com fenda ou um modelo sereia, sem muita pedraria e com detalhes em renda.

O buquê desconstruído está em alta e combina muito bem com o estilo industrial. Use muitas folhagens e flores exóticas em tons de marsala para dar um destaque a mais. Guirlandas de folhas também substituem as tiaras com brilho e podem ser usadas tanto pela noiva como pelas madrinhas. Para o penteado, opte pelos de cabelos mais soltos e com ondas leves ou tranças embutidas. Nada de usar quilos de laquê!